terça-feira, 9 de agosto de 2011

Amizade é tudo



Alguns dizem que a palavra amizade vem do latim amicus; amigo, que possivelmente se derivou de amore; amar. Mas por que a amizade e tão parecida com o amor, mas eles não são iguais, é possível amar sem ser amigo, mas não é possível ser amigo sem amar. Esses sentimentos tão complexos se completam, não podemos descrevê-los em palavras, mas podemos senti-los, eles estão além da nossa compreensão. O amor e a amizade verdadeira não acabam, se acabou não era verdadeiro. Os dois são cultivados pelo tempo, alguns poderiam perguntar por que eu estou falando de amor se hoje é apenas o dia do amigo e da amizade, porque a amizade é um amor sem características romântico-sexuais, apesar de poder existir namorados-amigos.


A amizade é um relacionamento humano que envolve o conhecimento mútuo e a afeição, além de lealdade ao ponto do altruísmo (o contrario de egoísmo). A amizade pode ser a necessidade de proteger e ser protegido por outras pessoas. Alguns amigos se denominam "melhores amigos". Os melhores amigos muitas vezes se conhecem mais que os próprios familiares e parceiros, funcionando como um confidente. Para chegar lá, muita confiança e fidelidade são exigidas. A amizade é uma das mais comuns relações entre pessoas que a maioria dos seres humanos tem na vida. Quando se perde a amizade, sugere-se a reconciliação e o perdão. Carl Rogers diz que a amizade "é a aceitação de cada um como realmente ele é". Então a amizade são pessoas diferentes que se aceitam, pois ninguém é igual a ninguém.


Alguns pontos necessários para a amizade:


* A tendência de desejar o melhor para o outro;
* Simpatia e empatia;
* Honestidade;
* Lealdade;
* A amizade leva a um sentimento de altruísmo e lealdade, ao ponto de colocarmos os interesses do outro à frente de seu próprio interesse. Amizade resume-se em lealdade, confiança e amor, seja fraterno ou mais profundo;
* Faz parte da amizade não exacerbar os defeitos do outro e dividir os bons e maus momentos;
* Os amigos evitam ser sufocantes ao outro para que haja respeito nos direitos deste. Evitam também sufocá-los com exigências, para que não haja o risco de perdê-los;
* Os amigos se sentem atraídos pelos outros pela forma que eles são e não pelo que eles possuem. As verdadeiras amizades tudo suportam, tudo esperam, tudo crêem e tudo perdoam pelo simples fato de existir entre eles o verdadeiro amor, também conhecido como amor storge = amor de amigos.


Coleguismo:

Não podemos confundir amizade com coleguismo. No coleguismo não há laços de companheirismo há apenas interesses comuns. Amigos são aquelas pessoas com quem nós damos bem.


Homens e Mulheres
:

Existe também a amizade entre sexos diferentes na maioria das culturas, considera-se normal que os amigos sejam em sua maioria pessoas do mesmo sexo, embora isto tenha mudado bastante na sociedade ocidental do século XX. Ainda assim, a amizade entre pessoas de sexos diferentes ainda é muitas vezes vista com a desconfiança de que não seria nada mais que um mero relacionamento com conotações sexuais, disfarçado. No Brasil frases preconceituosas deste tipo são muito encontradas na cultura popular, tais como "amigo de mulher é viado", ditas freqüentemente por namorados ciumentos.


Amizade Colorida:

A amizade colorida segundo o dicionário Houaiss é um relacionamento amoroso e sexual, geralmente passageiro, sem compromisso de estabilidade ou fidelidade. Ou seja, é uma espécie de relação aberta em que pode existir uma intimidade física entre as pessoas, bem diferente de uma amizade tradicional — também chamada amizade preto-e-branco. No Brasil, é um relacionamento mais típico das últimas décadas, que descreve um relacionamento entre um homem e uma mulher (mas também pode ser aplicado a relacionamentos homossexuais) onde estes são amigos, mas também costumam ter algum tipo de relação de caráter romântico-sexual, sem que tenham realmente um compromisso de namoro. Este tipo de relação é descrita em ditados populares modernos, tais como "amigos também beijam". Embora sejam conceitos diferentes, muitos confundem a idéia de amizade colorida com os conceitos de ficar e relacionamento aberto.


Amizade por Correspondência:

Amizade por correspondência, e sua versão século XXI, a amizade virtual, são relacionamentos entre pessoas que se comunicam por carta ou internet, e desenvolvem entre si sentimentos idênticos aos de uma amizade tradicional, sem de fato jamais terem se conhecido pessoalmente; ou quando muito, se encontraram poucas vezes.


A amizade é um sentimento que todos devemos sentir sem medo é um sentimento bom e que jamais deve ser deixado de lado, então se você tem um (a) grande amigo (a) aproveite hoje para dizer que você quer a amizade dele (a) é demonstrar seus sentimentos. Não importa se a amizade é entre animais, famosos ou pessoas comuns.


Nenhum comentário:

Postar um comentário