terça-feira, 2 de agosto de 2011

Inhotim




Nas férias aproveitamos para conhecer Inhotim, que fica em Brumadinho, cidade próxima de Belo Horizonte, foi um passeio perfeito, quem não conhece, vale a pena passar um dia com toda a família, para quem curte a natureza então, não existe lugar melhor.

Conhecendo Inhotim:

O Instituto Inhotim foi idealizado pelo empresário Bernardo Paz em meados da década de 1980. Em 1984, o local recebeu a visita do renomado paisagista Roberto Burle Marx, que apresentou algumas sugestões e colaborações para os jardins. Desde então, o projeto paisagístico cresceu e passou por várias modificações.


A propriedade particular foi se transformando com o tempo. Começava a nascer um grande espaço cultural, com a construção das primeiras edificações destinadas a receber obras de arte contemporânea. Ganhava vida também o rico acervo botânico, consolidado a partir de 2005 com o resgate e a introdução de coleções botânicas de diferentes partes do Brasil e com foco nas espécies nativas.


Cronologia:


2002 - Foi fundado o Instituto Cultural Inhotim, instituição sem fins lucrativos, destinada à conservação, exposição e produção de trabalhos contemporâneos de arte e que também desenvolve ações educativas e sociais.


2005 - O extenso acervo cultural e ambiental abria suas portas timidamente, com pré-agendamento de visitas somente da rede escolar da região de Brumadinho e de grupos específicos.


2006 - Com estrutura completa, a obra particular chega ao grande público, com o Instituto passando a receber visitas em dias regulares, sem a necessidade de agendamento prévio.


2007 - O compromisso com o desenvolvimento social da população de Brumadinho e seu entorno originou a criação da Diretoria de Inclusão e Cidadania, em julho deste ano.


2008 - O número de visitantes é crescente. Até este ano, mais de 110 mil pessoas de diversas partes do País e do mundo já haviam visitado Inhotim. Em abril, foi reconhecido como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) pelo Governo de Minas Gerais.


2009 - Em junho o governo federal também reconhece o Instituto Inhotim como uma OSCIP. Neste ano, mais de 160 mil pessoas visitaram o Inhotim. Em setembro/outubro, foi realizado Nove Novos Destinos, evento para lançar nove obras permanentes que só poderiam ser construídas em um lugar como o Inhotim.


2010 - Os jardins do Instituto Inhotim recebem, dia 5 de abril, o título de Jardim Botânico pela Comissão Nacional de Jardins Botânicos (CNJB). O registro foi aprovado após a 4ª Reunião da Comissão, ocorrida no Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro, entre os dias 24 e 26 de março.


Cumprindo regras:
  1. Não é permitido ao visitante entrar com animais domésticos no Inhotim.
  2. O visitante deve evitar se aproximar das lagoas e dos animais.
  3. Não é permitido ao visitante alimentar os animais. A alimentação dos animais do parque é balanceada e específica para cada espécie.
  4. E proibida a entrada do visitante com bebidas alcoólicas e alimentos em geral.
  5. É permitido tirar fotos e filmar apenas para uso particular e somente nas áreas externas. Não é permitido fotografar ou filmar dentro das galerias.
  6. Fotografias de noivas e debutantes serão autorizadas nas áreas externas somente com agendamento prévio e em dias específicos.
  7. Não está autorizado o toque nas obras. Quando for possível interagir com essas, tal informação será dada pelos monitores, que orientarão o visitante sobre como fazê-lo sem riscos.
  8. O visitante deve procurar usar o telefone celular nas áreas externas e deve evitar usá-lo dentro das galerias.
  9. O visitante deve preservar as flores e as plantas, já que estas fazem parte do acervo do Inhotim.
  10. O visitante deve jogar lixo no lixo. O Inhotim tem lixeiras distribuídas ao longo de todo o parque e faz coleta seletiva.
  11. A Recepção do Inhotim possui guarda volumes, onde bolsas e pertences podem ser deixados com segurança.
  12. Não é permitido ao visitante entrar com brinquedos ou instrumentos musicais.


Informações gerais:

Horário de funcionamento:
Terça a sexta: 9h30 às 16h30. Sábado, domingo e feriado: 9h30 às 17h30


Valor da entrada: R$ 20,00

Meia-entrada para maiores de 60 anos e estudantes (mediante apresentação de carteira específica da escola ou faculdade, dentro do prazo de validade e com foto). Portadores do cartão do Clube de Assinantes do Estado de Minas e assinantes Hoje em Dia ganham 50% de desconto na compra de 2 ingressos. Entrada gratuita para menores de seis anos.

Cartões de crédito: Visa, Mastercard. American Express. Cheques somente de Agências de Turismo ou Escolas que tenham feito agendamento.



Nenhum comentário:

Postar um comentário