quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Ciências Biológica




Este é o nome que ouço o tempo todo, pois minha filha quer ser Bióloga, e vai prestar vestibular para Ciências Biológicas na UFMG, na realidade ela quer fazer várias áreas da Biológia, principalmente Ecologia, Zoologia e Botânica. O sonho dela é nadar com os golfinhos. E Deus queira que ela consiga, pois em Belo Horizonte as melhores faculdades nesta área é a UFMG e a PUCMinas, mas também as mais difíceis de passar.

Falando de Ciências Biológicas:

Ciências Biológicas consistem nas ciências que classificam e estudam a vida em todas as suas formas e evoluções.
A contrário das Ciências Exatas, que são construídas a partir de conceitos físicos e matemáticos sólidos, as ciências biológicas estão sempre evoluindo e revendo seus próprios conceitos.
Nas Ciências Biológicas a vida é estudada desde a sua escala atômica na biologia molecular, passando pela biologia celular, pela bioquímica (fronteira com as ciências exatas) que estuda interações químicas no organismo, pela genética que estuda a hereditariedade e a evolução, pela fisiologia que estuda o funcionamento dos organismos, pela anatomia que estuda como são constituídos, chegando até a taxonomia que classifica as espécies.
O campo de atuação das carreiras relacionadas a biologia é amplo, indo desde a engenharia genética que busca produzir plantas e alimentos melhores até a área de saúde, envolvendo a medicina e todas as suas ramificações e especializações.

A profissão de Biólogo:

A função do biólogo é estudar a vida em todas as suas formas e manifestações. Ele pode atuar em diversos campos desde a biologia molecular trabalhando com um microscópio até pesquisa e classificação de novas espécies de plantas e animais trabalhando no meio de uma floresta.
Em sua carreira o biólogo pode optar por dois caminhos básicos: pesquisa e licenciatura. Caso opte pela Pesquisa ele pode se especializar atuando no desenvolvimento de novas técnicas de biologia aplicadas a medicina, pode trabalhar no campo em pesquisa genética e também atuar no ramo de preservação ambiental.
Caso o biólogo opte pela Licenciatura, o campo de trabalho também é bem amplo, o profissional podendo atuar como professor da cadeira de Biologia em faculdades de Medicina e também lecionando biologia em escolas de Ensino Médio e cursinhos pré-vestibular.


Na área de pesquisa entre as principais especializações da Biologia temos:

  1. Biomedicina: Especialização onde o profissional em Biologia atua nos hospitais junto a equipe médica, prestando consultoria, analisando dados e desenvolvendo novas técnicas.
  2. Engenharia Biomédica: Nesta especialização o biólogo atua junto com engenheiros ajudando a desenvolver máquinas para diagnóstico e tratamento de doenças.
  3. Engenharia Genética: O biólogo especialista em engenharia genética, pode atuar no campo trabalhando no melhoramento genético de plantas e animais ou então em laboratórios pesquisando doenças.
  4. Biotecnologia: Ramo de especialização da biologia onde o biólogo passa a atuar em pesquisas avançadas e amplas tais como células tronco e genoma humano.


Grade básica do curso de Biologia:

  • Ecologia
  • Bioquímica
  • Biofísica
  • Biologia Fundamental
  • Parasitologia
  • Histologia
  • Genética Básica
  • Zoologia
  • Botânica


Pontos positivos na profissão de Biólogo:

O principal ponto positivo da carreira de Biologia é o tamanho do campo de atuação. Do ponto de vista prático o mercado para a Biomedicina no Brasil está bastante aquecido com uma grande oferta de vagas, principalmente em laboratórios de Analises Clinicas e Hospitais Particulares. Há também uma excelente oferta de vagas bem remuneradas para licenciatura em biologia, principalmente em cursinhos.


Pontos negativos na profissão de Biólogo:

O ponto negativo da carreira em biologia é a necessidade constante de atualização já que as ciências biológicas são as ciências que mais evoluem atualmente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário