quinta-feira, 2 de junho de 2011

Praia do Forte - Salvador/BA


Centro da Vila da Praia do Forte




Construção Portuguesa de Arquitetura Residencial Militar




Projeto Tamar (visto de cima)



Ninho das tartarugas




Baleias Jubarte


Vale a pena conhecer, a Praia do Forte é um lugar simplesmente maravilhoso.
Localizada na linha verde, estrada que liga Bahia ao Sergipe, a 70 quilômetros de Salvador, a Praia do Forte tem 14 quilômetros, sendo repleta de belezas naturais e diversas opções de lazer.

A orla possui coquerais, recifes e um mar cristalino, cheio de cardumes coloridos. Ao redor, estão atrações imperdíveis, como a primeira construção portuguesa de arquitetura residencial militar no Brasil, a Sede Nacional do Projeto Tamar e o Instituto Baleia Jubarte.

O centro da Vila (Praia do Forte), é fechado ao trafego de veículos, onde reuni inumeras lojinhas, restaurantes, bares e cafés em estilo rústico, todos com muito requinte e sofisticação, possui uma excelente infraestrutura túristica, contando com vários Resorts, hoteis e pousadas de alta categoria, além de ótimos restaurantes, tanto de culinária típica baiana quanto de cozinha internacional (servem uma feijoada de deixar os mineiros com inveja).


Projeto Tamar;

A Sede Nacional do Projeto Tamar-Ibama, foi criado na década de 80 para estudar e proteger as tartarugas marinhas no litoral Brasileiro, esta localizado na Praia do Forte (sonho de minha filha em se tornar Bióloga e trabalhar lá).
Esta base é responsável pelo monitoramento de 30 quilômetros de praias, protegendo ninhos de 04 espécies, e possui o mais bem equipado centro de visitante do pais, composto de museu aberto, multimídia, vídeo, aquários, tanques, exposição permanente de painéis fotográficos, loja de produtos TAMAR e dois restaurantes.
Entre tanques e aquários são 600 litros de agua salgada, com exemplares da fauna marinha da região e quatro das cinco espécies de tartarugas marinhas que ocorrem no Brasil, em diferentes estágios do ciclo da vida.

No período de 15 de Dezembro a 15 de Fevereiro, o visitante também pode acompanhar a soltura de filhotes na Praia do Forte.



Instituto Baleia Jubarte:

Entre os meses de Julho a Outubro, as baleias da espécie Jubarte aproveitam as aguas quentes da região da Praia do Forte para procriar e amamentar seus filhotes.
Os turistas podem realizar passeios de Saveiro em alto mar, acompanhados por biólogos do Instituto Baleia Jubarte, para a contemplação dos mamíferos. Antes do embarque, os profissionais dão uma palestra sobre a espécie.
O passeio tem duração aproximada de 06 horas, tendo como objetivo conhecer os habitos, costumes e vidas da baleias e do ecossistema marinho. Toda explicação é feita pelos Biólogos do Instituto e traduzida para o Inglês.


Nenhum comentário:

Postar um comentário