quarta-feira, 25 de maio de 2011

TAEKWONDO - Esporte em Família



Rayane e Roney praticam o Taekwondo, onde Rayane é faixa vermelha e já pratica a três anos e meio e Roney é faixa azul e já pratica a dois anos e meio.

A - Significado da palavra Taekwondo:

Tae: pés
Kwon : mãos
Do: Caminho

O Do é o caminho filosófico no qual trilhamos nossas vidas, uma maneira de desenvolver-se espiritual, física e mentalmente.
"O caminho dos pés e das mãos" busca , através de seus movimentos, a paz interior como "verdadeiro caminho" para os discípulo deste Arte Marcial. A prática freqüente do Taekwondo leva a pessoa a se conhecer, a descobrir o verdadeiro sentido da vida, a encontrar a amizade, a harmonia, o respeito e principalmente a disciplina.

B - O que é Taekwondo:

É um esporte nacional coreano, originário de uma Arte Marcial, que teve grande aceitação por parte do mundo ocidental. É praticado em mais de cem países, tendo um Campeonato Mundial a cada dois anos. O taekwondo participa oficialmente dos Jogos Asiáticos, dos Jogos Pan-Americanos e fez sua estréia como esporte de competição nas Olimpíadas de Sidney-Austrália no ano de 2000, após ter participado como esporte de exibição nos Jogos Olímpicos de Seul, em 1988 e Barcelona em 1992. Serve também para o desenvolvimento da autoconfiança de seu praticante, despertando o espírito imbatível que se deve conquistar para vencer todos os obstáculos que julgamos serem intransponíveis na vida.

C - Juramento do Taekwondo:

01 - Observar as Regras do Taekwondo.
02 - Respeitar o Instrutor e meus superiores.
03 - Nunca fazer mau uso do Taekwondo.
04 - Ser Campeão da Liberdade e da Justiça.
05 - Construir um mundo mais pacífico.

D - Princípios do Taekwondo:

Cortesia
Integridade
Perseverança
Auto Controle e
Espírito Indomável.

E - Ordem das Faixas e seu significado:

Branca - "A Pureza e a Inocência" (A Semente).
Amarela - "A Riqueza" (A Terra).
Verde - "O Crescimento" (A Planta).
Azul - "A Liberdade" (O Céu).
Vermelha - "Alerta" (O sol).
Preta - 1º Dan - "Sabedoria e Conhecimento" (O Universo).


Nenhum comentário:

Postar um comentário